# INSAIN - Enlightening the Unknown [2014]

INSAIN – Enlightening the Unknown
(Kaotoxin Records – 2014)
www.facebook.com/insaindeath

Muitas vezes, mais do que factores como talento ou aspectos financeiros, são as circunstâncias que ditam o futuro de uma banda e a forma como ela se vai desenvolver e crescer ou, pelo contrário, vai definhar e desaparecer do mapa, ainda que possa possuir qualidade suficiente para deixar a sua marca no panorama pesado do seu género de eleição. É o caso destes franceses que, após uma demo e um album bem recebido, se viram privados do seu baterista devido a um grave acidente de viação. A sua lenta recuperação, certamente uma enorme batalha pessoal, e consequente afastamento poderá ter contribuído para que os INSAIN tenham dado por terminado este projecto.

Apesar de tudo, e como se costuma dizer, a música permanece e a Kaotoxin Records decidiu avançar com a edição deste EP de sete temas, gravados ainda em 2013, talvez durante o processo que estava planeado para um segundo album. Como convidado especial nesta edição de mil cópias encontramos Daniel Neagoe (Eye of Solitude e Unfathomable Ruination) que, inclusivamente, escreveu um dos temas aqui presentes e oferece também a sua contribuição vocal no tema título.

“Enlightening the Unkown” lança-se então no mundo do brutal death metal de recorte técnico mas que, para bem dos meus pecados, não transparece demasiadamente envolto na sua própria rede de tecnicismo e o que acaba por sobrar no final é uma passagem devastadora de peso e velocidade que chega a intimidar. Pode até ser fruto da produção final, mas o esforço dos franceses também terá alguma influência nesta análise. Agrada-me também o facto de que a utilização de blastbeats não foi feita de forma cega e gratuita, sendo servidos com conta peso e medida, equilibrados com os restantes tempos ao longo de cada tempo. Este é um disco de brutal death metal que posso ouvir e aconselhar sem qualquer tipo de problema.

[análise e texto: Rui Marujo]