[review] MERKABAH – ubiquity (2014)

# MERKABAH - Ubiquity [2014]

MERKABAH – ubiquity
(Maple Metal Records – 2014)
www.facebook.com/pages/Merkabah/156136697761232

Um olhar pela informação disponível acerca destes canadianos e a nossa curiosidade tende a ficar agitada e inquisitória. Uma banda independente e activa há catorze anos, que estende as suas influências a patamares tão distintos como Peter Gabriel ou Tori Amos, para depois apontar também a nomes como Iron Maiden ou Iced Earth, deixa-nos, na pior das hipóteses, com alguma vontade de descobrir com que malhas são tecidas estas vestes de heavy rock e estes floreados de progressivo sinfónico.

Bom, conseguimos compreender de onde surgem as partes sinfónicas do progressivo e não temos qualquer problema em aceitar aqueles teclados setentistas que, por algumas vezes, entram no quintal dos Therion. A voz de Jacinthe Poulin ajuda a compor este ramalhete, mesmo que não seja um portento de virtuosismo e de elaborada entrega. Sobriedade que é bem-vinda e que se recomenda e que acompanha com algum à-vontade a moldura musical que a acompanha. Nada de muito extraordinário mas, acima de tudo, sólido.

Agora uma questão que pode ser importante: era mesmo necessário fechar este disco com um instrumental de 12 minutos que só começa a ficar interessante quando já passaram 9 desses minutos? Este talvez seja o preço a pagar por esse estigma do chamado som progressivo. Apenas os viajantes sabem quando deve terminar a viagem e quanto tempo irá ela durar. A alguns de nós cabe o papel irritante de perguntar constantemente ainda falta muito?

[análise e texto: Rui Marujo]

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s