(pt+eng) # CREINIUM - Project Utopia EP [2014]

CREINIUM – Project Utopia EP
(Inverse Records – 2014)
www.facebook.com/Creinium

Formados em Helsinquia há uns meros dois anos, esta jovem banda finlandesa apresenta aqui o seu segundo lançamento, depois da demo “Modern World Tyranny” (2013) ter chamado a atenção da editora Inverse Records! Tal como aconteceu com a demo, este EP foi totalmente gravado e produzido pela banda.

“Project Utopia” mostra uma banda evoluída em termos técnicos e que pretende conquistar o seu lugar no panorama do death metal melódico. A vertente técnica que decidiram juntar à sua descrição explica-se com o facto dos CREINIUM recorrerem a muitas estruturas mais próximas das correntes progressivas do metal, do que propriamente do death metal. Diversas camadas de melodia trazidas à frente de cena pelo uso de teclados ajuda-os a vestir essa pele, bem como alguns tempos contrastantes menos habituais.

Mas nem só de death metal melódico vive esta banda e os próprios assumem também o seu apreço pelo black metal o que, tendo em conta toda a construção presente, ajuda a explicar a razão pela qual não raras vezes o nome de bandas como Dimmu Borgir vem à memória. Apesar de tudo, vão tocando em diversos tons diferentes destes géneros. O tema título vai um pouco ao encontro desta ideia, até pela utilização de diferentes registos vocais dentro do mesmo arranjo.

Uma produção do-it-yourself de grande qualidade ajuda a conseguirmos espreitar quase todos os detalhes técnicos que musicalmente preenchem estes cincos tema e, para mim, o único senão é mesmo o facto de ainda não termos aqui nenhum tema que seja verdadeiramente memorável e que nos convide a voltar uma e outra vez a este EP. Acredito que o futuro possa vir a preencher esse tipo de expectativas, uma vez que a banda é jovem e demonstra possuir qualidade suficiente para evoluir ainda mais.

[análise e texto: Rui Marujo]