(pt+eng) # UNCHAINED BEAST - guiding the lamb [2013]

UNCHAINED BEAST – guiding the lamb
(independente – 2013)
www.facebook.com/UnchainedBeastBand

Os UNCHAINED BEAST chegam-nos da noruega e, ao contrário daquilo que alguns de vocês estão já a pensar, não são uma banda de black metal! Em tempos pisaram os palcos como uma banda de covers de Metallica mas, uma vez desacorrentados dessa prévia encarnação, deram início a este colectivo e seguiram as suas influências, criando thrash metal na linha dos reis da Bay Area e dos seus pares, Megadeth, Slayer e Anthrax!

“Guiding the Lamb” é o primeiro trabalho desta banda e, para estreia, não está nada mau! A forma como a influência oferecida pela música dos autores de “…And Justice For All” se consegue detectar nos temas dos UNCHAINED BEAST é bastante notória e se fosse necessário colocá-los num período correspondente, seria mesmo nesses anos finais da década de oitenta. Os temas são elaborados e, como afirma a própria banda, tentam fugir um pouco da fórmula habitual de verso-refrão-verso, mas por vezes sofrem de um mal que também aflige a banda que os influencia e que leva a que componham temas de quase nove minutos. Exercícios épicos para uma banda de thrash metal.

Tecnicamente, os UNCHAINED BEAST não são nenhuns tolinhos e conseguem defender-se bastante bem, quer seja em termos de colectivo quer seja nos momentos individuais, com solos bem pensados e bem executados. Criativamente, apesar da colagem às bandas referidas, os noruegueses até conseguem criar riffs bastante interessantes e com poder suficiente para vingarem por eles próprios, basta ouvir os casos de ‘Gates of Dumbr’ ou ‘The Infection of Mankind’. Tendo em conta que este EP funciona como apresentação desta banda ao mundo metaleiro, espera-se agora que os UNCHAINED BEAST consigam definir a sua sonoridade de uma forma mais personalizada e não se enconstem tanto às bandas que tanto veneram.

[análise e texto: Rui Marujo]