# LORD OF PAGATHON - Nekros Philia (2014)

LORD OF PAGATHORN
Nekros Philia
(Woodcut Records / 2014)
https://www.facebook.com/msilihporcen

Vinte e dois anos após a sua formação, os finlandeses LORD OF PAGATHORN chegam, finalmente, ao sempre desejado album de estreia! Não é que a banda tenha estado confortavelmente sentada, aguardando que a sua música e filosofia despertasse a atenção de alguém e que então se materializasse tudo isso num disco de longa duração. Ao longo de todos estes anos, a banda foi lançando algumas demos que deixaram a sua marca para uns e passaram ao lado de muitos. Os anos de 1993, 1994 e 2010 assistiram ao lançamento dessas gravações e em 2012 saiu “Shine Through My Scars, Morning Star!”, um EP de dois temas que precedeu o lançamento do presente disco.

A julgar pela forma como são apresentados os seus temas, “Nekros Philia” roda quase como um album conceptual, dividido em diversos capítulos, quase todos eles tocamos com uma agressividade e raiva que transparece a cada novo tema. Até chegarmos a ‘Chapter VII pt.1 The Awakening’, ficamos com a impressão de que os LORD OF PAGATHORN apenas se sentem confortáveis se a sua música for rápida e transpirar black metal por todos os poros! É claro que vão surgindo momentos, aqui e ali, onde pontuam momentos de velocidades diferentes, mas a norma é não ter que esperar por ninguém e atacar a entrega de forma pungente. Os interlúdios permitem-nos ir respirando.

A audição de “Nekros Philia” vai revelando um disco sólido. Poderá não ser um título revolucionário, uma vez que se mantém dentro das habituais normas reguladoras do black metal mas, mesmo contidos dentro desse universo, os temas são robustos e a banda interpreta-os de forma segura e chegam mesmo a oferecer alguns momentos que perduram após o disco terminar.

[análise e texto: Rui Marujo]