TotalDeath - The Pound Of Flesh

TOTAL DEATH
The Pound of Flesh
(Punishment 18 Records / 2015)
https://www.facebook.com/totaldeath2000

TOTAL DEATH não seria a minha primeira escolha se tivesse que escolher um nome para a minha banda de thrash metal mas, quando começamos a ouvir a música que estes italianos apresentam, as coisas começam a fazer sentido e vemos que a veia thrasher desta banda tem o seu caminho cruzado com as vertentes mais pesadas que habitualmente oferecem mais alguma cor a este género. Percebe-se que o legado de Kreator ou Sepultura se encontra presente em “The Pound of Flesh” e existem mesmo alguns momentos que poderiam ser descendentes directos do génio criativo de Chuch Schuldnider.

Lançado através da Punishment 18 Records, este é o segundo album de uma carreira que conta com 15 anos a fazer thrash, pesado e agressivo, seguindo a linha das influências mencionadas acima. Por vezes, a fonte de inspiração estende-se até aos meandros do death metal melódico, graças ao elaborado trabalho de guitarras e à voz de Paolo Azzimonti, que assenta que nem uma luva nesta mistura de influências. Apesar de algumas referências óbvias a bandas com enorme passado na cena metal, existe também uma boa dose de modernidade nos temas de “The Pound of Flesh”, que faz dos TOTAL DEATH um exemplo funcional de como tratar e misturar diferentes períodos e estilos.

Os dez temas (mais intro) são bastante equilibrados entre si, tornando difícil a decisão, quando chega o tempo de escolher os verdadeiros destaques deste album. Esse talvez seja o grande problema. Os temas são poderosos o suficiente para conquistarem um lugar ao sol, mas podem sentir algumas dificuldades em manter esse lugar. De todas as vezes que “The Pound of Flesh” foi rodado aqui em casa, ‘Synthesis of Human Failure’ foi o tema frequentemente repetido e revisitado, mas para ouvidos diferentes certamente existirão setenças diferentes.

[análise e texto: Rui Marujo]