- # VARGSHEIM - Träume Der Schlaflosen (2015)

VARGSHEIM
Träume Der Schlaflosen
(MDD Records / 2015)
https://www.facebook.com/vargsheimofficial

Depois de terem lançado “Erleuchtung” em 2013, os germânicos VARGSHEIM regressam às edições com o seu mais recente trabalho, “Träume Der Schlaflosen”, um regresso também à sua peculiar interpretação de black metal, que funde os tradiconais elementos negros deste género com o sentido melódico do rock dos anos setenta, o que confere a estes temas uma maior palete de ambientes, ao contrário do que aconteceria se a música fosse limitada pelo ortodoxismo próprio do black metal tradicional.

Em “Träume Der Schlaflosen” não são apenas os movimentos progressivos que se fazem sentir entre os ataques furiosos da banda alemã. Também a melancolia se deixa notar, aproveitando os espaços deixados entre a violência e a agressão, para equilibrar o conflito presente entre a luz e as trevas. Não foi complicado escolher ou deixar-me envolver com um momento específico deste disco. Quando o tema ‘Massenmenschen’ surgiu nas colunas, a música desta banda ganhou um contorno diferente, mais preciso no que diz respeito à forma como as suas diferentes origens se conjugam e funcionam. Não que seja o único, mas foi sem dúvida o que mais ressonou no final.

Existem outros momentos importantes que se vão espalhando ao longo do decorrer destes nove temas e são as passagens mais progressivas, ou se quiserem, aquelas onde mais se nota o pendor setentista de VARGSHEIM que a banda realmente brilha, seja pelo seu carácter melódico ou pela melancolia latente desses momentos, o certo é que em “Träume Der Schlaflosen” existe muito mais do que o habitual carrocel do black metal e isso só pode ser bom.

[análise e texto: Rui Marujo]