BARYON - Inauguration (2015)

BARYON
Inauguration
(Independente / 2015)
https://www.facebook.com/baryontheband

O passar do tempo tem destas coisas. Dizem que se chama amadurecer mas, neste caso específico, talvez o melhor termo seja apurar. Educar o ouvido para sonoridades a que os hábitos antigos não se deixavam enamorar. Era esse o caso quando os nomes Neurosis ou Isis chegavam à mesa. Mas nós mudamos e os nossos hábitos também.

Os BARYON fazem parte deste imaginário, mesmo sem o saberem e, definitivamente, sem terem qualquer tipo de responsabilidade no desenrolar destas questões. É fácil perceber que há uns tempos atrás seria-me bastante difícil prestar atenção a um disco como “Inaugural”. A sonoridade desta banda alemã apresenta-se em moldes semelhantes às duas bandas citadas anteriormente, o que significa doses idênticas de peso, viagens pelo cosmos e melodia post-rock nascida do ventre de inúmeras jams e reflexões criativas, através do prolongar de riffs e da repetição de esquemas rítmicos.

Os BARYON tiveram tempo para permitir o crescimento deste seu album de estreia, uma vez que foi gravado em 2012 e lançado apenas no Verão de 2015. Mesmo sem saber até que ponto este lapso temporal interferiu na forma como estes sete temas nos chegam agora aos ouvidos, não existe qualquer receio em afirmar que será a tenacidade e paciência dos alemães a contribuir em larga escala para que “Inaugural” surja ambiental e pesado em doses iguais, onde habitam vozes limpas e frases roucas, ambas com entrega semelhante. Posso-me facilmente encostar e deixar-me levar por estas viagens intrusas. Agora sim, que já sou crescido o suficiente para reconhecer a qualidade onde ela existe.

(texto: Rui Marujo)