RIBBONS OF EUPHORIA - Ribbons Of Euphoria (2016)

RIBBONS OF EUPHORIA
Ribbons Of Euphoria
(Symbol Of Domination / 2016)
https://www.facebook.com/RibbonsOfEuphoriaBand

Os RIBBONS OF EUPHORIA são uma banda grega que versa nas artes do Blues Rock de inspiração universal. Não são propriamente uma banda relativamente nova, como surgem descritos no seu press-release, uma vez que surgem em 2006, mas este é o seu primeiro album, inicialmente lançado através da D-Drop Recordings e agora sujeito a uma re-edição pelas mãos da Symbol Of Domination, uma sub-label da russa Satanath Records.

Estes gregos estendem as suas influências para além da palete Blues Rock e vão buscar as recordações remanescentes das décadas de 60 e 70, principalmente das veias mais próximas do proto-heavy e daqueles devaneios psico-progressivos onde também cabem algumas frases jazzy, não só em termos rítmicos, mas também na forma como as guitarras se entrelaçam melódicamente.

Estes cinco temas podem parecer pouco, para o formato que habitualmente se encontra num album de longa duração, mas o lado progressivo dos RIBBONS OF EUPHORIA estende-se para além da barreira dos 10 minutos em ‘A Jester and The Queen’ e no tema que encerra o disco, ‘Mindful Of Dreams’, algo que lhes permite explorar diversas abordagens à matriz que vai regendo cada um destes temas. Ao longo do disco, existem riffs orelhudos, jogos de vozes, flautas, mergulhos psicadélicos, todo um arsenal de apontamentos que poderíamos encontrar em Woodstock ou na São Francisco do final dos anos sessenta. Não quer dizer que este seja um disco para saudosistas, mas vai certamente ao encontro do gosto de quem ainda gosta de mergulhar numa máquina do tempo musical.

(texto: Rui Marujo)