NOVAE MILITIAE
Gash’khalah
(Goathorned Productions / 2017)

A meio de ouvir este “Gash’khalah” dei comigo a pensar que começo a ficar velho demais para ouvir certas e determinadas bandas e alguns géneros mais ou menos específicos e mais ou menos barulhentos. Não tenho qualquer embaraço em admitir que a certa altura estes franceses se tornaram mais num obstáculo a ultrapassar do que propriamente um novo nome a explorar. Por vezes acontece, não há que ter vergonha.

Olhando para este álbum de um ponto de vista objectivo, a verdade é que se pode afirmar que os NOVAE MILITIAE fazem parte da linha avançada de uma estirpe de Black Metal que se alimenta do nihilismo e do caos, da dissonância e da ruína. É exactamente a tudo isto que a música deste primeiro longa-duração vai soando, ao longo dos seus oito temas. Por vezes é como se não acordássemos daquele pesadelo em que temos a nítida sensação que estamos a cair num abismo. Imaginem uma sensação física semelhante a essa experiência e adicionem-lhe as densas camadas de guitarras e bateria de “Gash’khalah” e aí têm a resposta à pergunta ‘porque motivo estás tão cansado enquanto escreves isto?’.

Posso apenas imaginar como será a viagem ao vivo com um destes temas, isto partindo do remoto princípio que a banda se presta a esse tipo de celebrações pedestres. A informação acerca dos parisienses é escassa e somos levados a imaginar que espécie de criaturas conseguem conjurar tamanho portal sonoro e que obscuros objectivos ou mensagens estarão a ser canalizados através desta música que tresanda a heresia.

08/10 [RM]

https://www.facebook.com/novae.militiae/
https://www.facebook.com/goathorned/
https://www.facebook.com/argentorecords/
https://www.facebook.com/SentientRuin/